diluição de psicofármacos
ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC/PELOTAS
CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM SENAC/RS
PRONATEC
PROFESSORA:
Psicofármacos
Pelotas, 2014
Medicamentos Psiquiátricos - Princípios que orientam o tratamento farmacológico -
O medicamento é selecionado com base em seu efeito sobre os sintomas do cliente. Sua eficácia é avaliada, em grande parte, por diminuir ou eliminar os sintomas.Muitos fármacos psicotrópicos têm de ser ministrados em dosagens adequadas por algum tempo antes de seu efeito ser completamente alcançado. A medicação, com frequência, é ajustada na dosagem mais baixa eficaz para o cliente. Medicamentos psicotrópicos, geralmente são diminuídos gradualmente e não de forma súbita.
Tipos de Fármacos
Fármacos Antipsicóticos : São também conhecidos como neurolépticos, usados para tratar os sintomas de psicose (delírios e alucinações), o transtorno esquizoafetivo, a fase maníaca do transtorno bipolar, da ansiedade e da insônia. Representam o principal tratamento médico para esquizofrenia. São eles:
Clorpromazina;
Haloperidol;
Clozapina;
Risperidona;
Paliperidona (similar a Risperidona, porém é um preparado de liberação estendida);
Fármacos Antidepressivos: São usados principalmente, no tratamento de doenças depressivas maiores, em transtornos de ansiedade, na fase depressiva do transtorno bipolar e na depressão psicótica. Inclui o tratamento de dor crônica, enxaquecas, neuropatias periféricas e diabéticas, apneia do sono, distúrbios dermatológicos , transtornos de pânico e da alimentação. Os antidepressivos são divididos em: Tricíclicos e cíclicos relacionados, Inibidores seletivos de recaptação de serotonina ( ISRSs), Inibidores da MAO ( IMAOs). São eles:
Fluoxetina;
Fluvoxamina;
Amitriptilina ;
Clomipramina ;
Bupropiona;
Duloxetina;
Tranilcipromina.
Fármacos Estabilizadores do Humor: São usados para tratar o