Dilma Rousseff
Posse
Dilma Rousseff tomou posse como Presidente do Brasil em 1 de janeiro de 2011. O evento - que foi organizado pela sua equipe de transição, pelos Ministérios das Relações Exteriores e Defesa e pela Presidência da República - foi aguardado com alguma expectativa, visto que ela se tornou a primeira mulher a presidir o país. Figuras femininas importantes na história do Brasil foram homenageadas com painéis espalhados por todo o Eixo Monumental. De acordo com a Polícia Militar do Distrito Federal, em torno de 30 mil pessoas compareceram ao evento.
Até 21 de dezembro de 2010, a editora do Senado tinha impresso 1.229 convites para a posse de Dilma Rousseff. O Congresso Nacional recebeu um total de 2 mil convidados para a cerimônia. Conforme relatado pela imprensa, entre 14 e 17 chefes de Estado e de governo confirmaram a sua presença. Entre eles estavam José Sócrates, Juan Manuel Santos, Mauricio Funes, Alan García, José Mujica, Hugo Chávez, Álvaro Colom, Alpha Condé, Sebastián Piñera, Evo Morales (mas não pôde comparecer devido a protestos de última hora em seu país) e Boyko Borisov. O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, enviou a Secretária de Estado, Hillary Rodham Clinton, para representá-lo.O ex- primeiro-ministro do Japão, Taro Aso, também participou da cerimônia.
Além da cerimônia formal, a posse de Dilma Rousseff também contou com apresentações de cinco cantoras brasileiras: Elba Ramalho, Fernanda Takai, Zélia Duncan, Mart'nália e Gaby Amarantos. O Ministério da Cultura organizou a parte cultural do evento, com um orçamento estimado em 1,5 milhão de reais. Os concertos começaram às 10h00 e terminaram às 2:00 horas, com o início da cerimônia oficial. As apresentações continuaram entre 6:00-21:00.