Dilatação
O experimento consiste em determinar a dilatação térmica linear de um corpo, ou sua dilatação superficial caso ocorra, desde que seja levado em consideração todo cenário encontrado.
Através do dilatômetro devemos determinar o coeficiente de dilatação linear sofrido pela haste, o coeficiente de dilatação superficial médio e o coeficiente de dilatação volumétrico médio. Então determinarmos qual o tipo de material utilizado, neste caso, qual o tipo de material que consiste a haste.
Introdução Teórica ao Tema
Quando aumentamos a temperatura de um corpo, aumentamos a agitação das partículas que compõem esse corpo. O afastamento entre as partículas resulta no aumento das dimensões do corpo (Dilatação Térmica ou Dilatação Linear).
Alguns tipos de dilatação: ✓ Dilatação Linear; ✓ Dilatação Superficial; ✓ Dilatação Volumétrica; dentre outros.
Dilatação Linear
[pic]
Os sólidos, ao sofrerem um aquecimento, se dilatam e, ao serem resfriados, se contraem. A dilatação ou a contração ocorre em três dimensões: comprimento, largura e espessura. É aquela em que predomina a variação no comprimento. DL = L - L0
DL = a.L0.DT
L = L 0 (1+ a.DT)
DL = variação no comprimento a = coeficiente de dilatação linear (º C -1 )
DT = variação da temperatura (º C)
[pic]
Dilatação Superficial [pic]
É aquela em que predomina a dilatação em duas dimensões.Quando se aquece uma chapa com um orifício, ela se dilata como se fosse inteiriça, ou seja, o orifício se dilata como se fosse constituído do mesmo material.
DA = A - A0
DA = b.A0.DT
A = A 0 (1+ b.DT)
DA = variação na área b = coeficiente de dilatação superficial (º C -1 )
DT = variação da temperatura (º C)
[pic]
Dilatação Volumétrica
[pic]
É aquela em que ocorre variação da largura, comprimento e espessura.
DV = V