Dilatação
DILATAÇÃO
CAMPO GRANDE
2013
Dilatação
Podendo ser definida como sendo a variação nas dimensões de um objeto devido à alteração da temperatura, a dilatação é uma manifestação macroscópica da variação da energia cinética das moléculas e átomos. Dessa forma, todos os corpos que estão na natureza são passíveis de sofrer algum efeito por conta do aumento de sua temperatura. Em alguns corpos, esses efeitos podem ser visíveis, já em outros, não. Quando há aumento de temperatura de um objeto, ele sofre também aumento em suas dimensões, portanto, os objetos dilatam-se.
Dilatação linear
Aplica-se apenas para os corpos em estado sólido, e consiste na variação considerável de apenas uma dimensão. Como, por exemplo, em barras, cabos e fios.
Ao considerarmos uma barra homogênea, por exemplo, de comprimento a uma temperatura inicial. Quando esta temperatura é aumentada até uma (> ), observa-se que esta barra passa a ter um comprimento (>).
Por exemplo, quando o dia está bem quente, é notável o surgimento de concavidades votadas para cima ou “barrigas” nos fios dos postes. Sendo menores em dias frios e maiores em dias quentes.
Dilatação superficial
Quando estamos estudando a dilatação de uma placa de concreto, teremos a ocorrência predominante de um aumento na área dessa placa. Essa é a característica da dilatação superficial. Imaginemos uma placa de área inicial So e temperatura inicial to. Ao aquecermos esta placa a uma temperatura t ela passará a ter uma nova área S.
Desse modo, nos calçamentos, separam-se as placas de cimento por ripas de madeira ou varas de plástico, que “absorvem” eventuais dilatações das placas, impedindo que elas se rachem.
Dilatação volumétrica
A dilatação volumétrica é aquela em que predomina a variação em três dimensões, ou seja, a variação do volume do corpo. Com poucas exceções, os volumes de todos os corpos aumentam quando a temperatura cresce, se a pressão externa sobre o corpo