Dilatação Térmica
Dilatação dos sólidos
As propriedades físicas de um corpo, tais como comprimento, dureza, condutividade elétrica, todas podem ser alteradas em função da alteração na temperatura desse corpo. Dilatação linear
A dilatação linear é aquela em que ocorre variação em apenas uma dimensão, ou seja, o comprimento do material. A formula é a seguinte:
ΔL = Lo.α.ΔT em que:
Lo = comprimento inicial α = coeficiente de dilatação linear (especifica de cada material)
ΔT = variação de temperatura
Dilatação superficial Já a dilatação superficial ocorre quando um material se dilata ao longo de sua área, que acontece por exemplo, com uma chapa de metal (largura e altura). A fórmula é a seguinte:
ΔS = So.β.ΔT em que:
So = superfície inicial β = coeficiente de dilatação superficial (lembrando que β = 2α)
ΔT = variação de temperatura
Dilatação volumétrica
Dilatação volumétrica ocorre quando um material se dilata por igual, em todo seu volume (compimento, largura e altura), por exemplo, um copo quando aquecido. A formula é:
ΔV = Vo.γ.ΔT em que:
Vo = volume inicial γ = coeficiente de dilatação volumetrica (lembrando que γ= 3α)
ΔT = variação de temperatura
Dilatação dos líquidos
A dilatação dos líquidos tem algumas diferenças da dilatação dos sólidos, a começar pelos seus coeficientes de dilatação consideravelmente maiores e que para que o volume de um líquido seja medido, é necessário que este esteja no interior de um recipiente.
A lei que rege a dilatação de líquidos é fundamentalmente igual à dilatação volumétrica de sólidos, já que estes não podem dilatar-se linearmente e nem superficialmente, então:
Dilatação dos gases
Quando você aquece os gases ou ar, acontece uma dilatação (expansão aumento