Dilatação Térmica Linear
Marcos Vinícius Coutinho
Disciplina de Física II
Faculdade de Tecnologia Tupy Curitiba e-mail: marcos.viniciuscoutinho@yahoo.com.br
Partes do Relatório
Resumo
Este relatório apresenta a elaboração de um experimento, com o objetivo de estudar a dilatação linear, isto é, a variação de uma das dimensões de um corpo com a variação de temperatura. Os matérias a serem analisados serão o alumínio, o ferro e o latão, onde passarão por um processo de dilatação, ficando visível com as ferramentas necessárias, os resultados deste experimento.
Palavras chave: Experimento, Dilatação Linear, Temperatura.
Introdução
Este trabalho descreve um experimento de fácil montagem, onde podemos estudar o fenômeno da dilatação térmica de corpos, considerando que o aumento ou diminuição da temperatura em geral, ocasiona um aumento ou diminuição de suas dimensões em um corpo de testes ( Expansão ou compressão do material).
Para entender melhor o método de cálculo para a dilatação térmica, devemos primeiro entender como essa dilatação funciona e qual o seu significado.
Quando a temperatura de um corpo varia, ocorrem variações de comprimento em cada uma de suas dimensões, e são estas variações que dependem da forma do corpo e da substância de que ele é feito.
A variação de qualquer dimensão linear de um corpo com a temperatura se chama dilatação térmica. Quanto à dilatação dos corpos, esta é de três tipos. Dilatação Volumétrica calcula-se a variação do volume, logo avaliamos que a dilatação de um líquido ou de um gás é volumétrica; Dilatação Superficial é aquela em que predomina a variação em duas dimensões, isto é, a variação da área; e a Dilatação Linear considera se a variação de seu comprimento sendo assim entendemos seu coeficiente de dilatação da seguinte forma:
Se a temperatura de uma barra metálica de comprimento L aumenta de um valor ∆T, o comprimento aumenta de um valor ∆L = L0 α ∆T, em que α é uma constante chamada de coeficiente de