cinemática
A cinemática é o ramo da mecânica que descreve o movimento dos corpos por meio de funções, gráficos e tabelas. A descrição dos movimentos é feito, principalmente, por meio das funções horárias que fornecem o espaço, a velocidade, e a aceleração em função do tempo. Ela se divide em: movimento retilíneo e movimento circular, sendo estes constantes ou variáveis.
O movimento retilíneo uniformemente acelerado (MRUV) é aquele cujo corpo sofre aceleração instantânea constante, mudando de velocidade num dado incremento ou decremento conhecido. Assim, se uma partícula tem movimento retilíneo com aceleração constante, a velocidade varia em quantidades iguais para intervalos de tempo iguais; entretanto, a posição varia em quantidades diferentes para intervalos de tempo iguais. Caso a aceleração tenha o mesmo sentido da velocidade, o movimento pode ser chamado de “movimento retilíneo uniformemente acelerado”. Se a aceleração tenha sentido contrário da velocidade, o movimento pode ser chamado de “movimento retilíneo uniformemente retardado”.
Quando a aceleração é constante, o gráfico de aceleração versus o tempo é uma linha horizontal; o gráfico da velocidade versus o tempo possui uma inclinação constante e é, portanto, linear. A inclinação é constante porque a aceleração é constante, por isso seu gráfico é uma linha reta. O gráfico da posição versus o tempo é uma parábola.
Um corpo em queda livre possui uma aceleração constante quando os efeitos do ar são desprezados. O mesmo acontece quando um corpo escorrega ao longo de um plano inclinado ou ao longo de uma superfície horizontal com atrito.
A aceleração constante de um corpo em queda livre é chamada aceleração da gravidade, e seu modulo é designado por g (g=9,8 m/s², valor aproximado próximo à superfície terrestre).
Equações do movimento retilíneo com aceleração constante: vx = v0x + axt (relaciona a velocidade com o tempo); x=x0 + v0xt + ½ axt²(relaciona a posição com o tempo); vx²= v0x² + 2ax (x-x0)