DIGESTO A HISTORIA DAS SOCIEDADES AMERICANAS
UNIDADE I – DO VENTRE DA INJUSTIÇA NASCEM OS VAGABUNDOS E OS MILIONÁRIOS. OS ESTADOS- UNIDOS ANTES DA GUERRA.
1- Um convite geral aos povos do mundo.
De 1890 a 1914 afluíram cerca de 14.750.000 imigrantes para os Estados- unidos, principalmente alemães, Italianos e eslavos.
Nesse período, o desenvolvimento industrial e a necessidade de mão de obra barata, além da propagação das estradas de ferro e companhias de navegação, e ainda fenômenos externos como superpopulação da Europa ocidental e sul determinaram mudanças das fontes de imigração, passando supremacia a italianos e eslavo (PAG.336).
2- A LUTA DA CLASSE OPERÁRIA: A UNIÃO FAZ A FORÇA.
Na segunda metade do século XIX, a sociedade norte- americana passou por importantes transformações econômicas, políticas e sociais. A utilização da maquina em grande escala foi certamente o principal fator do grande desenvolvimento industrial dos Estados-Unidos desde a guerra civil até o principio do século XX.
Na verdade, alguns desenvolvimentos que contribuíram para o crescimento industrial da América constituíam desvantagens para o trabalhador(...) A Mecanização tendia, em seu conjunto, a reduzir seu padrão de trabalho. Os trabalhadores foram reduzidos a uma simples peça de um processo mecânico. O desemprego em grande escala é um produto da era das maquinas.
Se por uma lado, isso prejudicou os trabalhadores individualmente, por outro os beneficiou como classe, revelando-lhes o antagonismo de interesses entre operários e patrões, impondo-lhes a necessidade de organização como única arma de defesa à opressão patronal.
Contudo os trabalhadores Industriais Mundiais (TIM), que defendiam um sindicalismo revolucionário, surgiram somente em 1905.
3- QUANTO MAIOR A CONCENTRAÇÃO DE CAPITAIS, MAIOR O PODER.
O apogeu da indústria foi acompanhado pelo aumento de sua concentração, e logo surgiram poderosos impérios econômicos nas diversas atividades: petróleo, aço, cobre,