DIGEST O
Os seres vivos, para sobreviver, precisam resolver dois problemas básicos: conseguir material para construir suas células e conseguir material para obter energia.
Digestão é a transformação de moléculas grandes em moléculas pequenas e, em geral, solúveis em água, para que possam se diluir no sangue e serem transportadas para as células.
A digestão pode ser intracelular (ocorrer dentro das células), como nos protozoários e nas esponjas, ou extracelular (ocorrer em uma cavidade digestiva), como na maioria dos animais.
A digestão química é a transformação de uma substância química em outra. Essas reações de transformação são, em geral, catalisadas por enzimas.
Amilase é a enzima que catalisa a transformação do amido e do glicogênio em maltose. Protease é a enzima que catalisa a transformação de proteínas em peptídeos menores. Lipase é a enzima que catalisa a transformação de lipídios em ácidos graxos e glicerol. Nuclease é a enzima que catalisa a transformação de ácidos nucleicos em nucleotídeos. Maltase é a enzima que catalisa a transformação de maltose em glicoses. Sacarase é a enzima que catalisa a transformação de sacarose em glicose e frutose. Lactase é a enzima que catalisa a transformação de lactose em glicose e galactose. Peptidase é a enzima que catalisa a transformação de peptídeos em aminoácidos. Nucleotidase é a enzima que catalisa a transformação de nucleotídeos em pentose, base nitrogenada e fosfato.
A celulose, encontrada nas fibras vegetais, não é digerida no nosso organismo.
O sistema digestório humano é formado por boca (cavidade oral, dentes e língua), faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto, ânus e glândulas anexas: glândulas salivares, fígado e pâncreas.
Na boca inicia-se a digestão dos alimentos. Aí ocorre a digestão mecânica e a digestão química. A digestão mecânica é dada pela mastigação, que tritura o alimento em pedaços menores, facilitando a deglutição e a ação