Diga N O Ao Pl Gio UNIJORGE
699 palavras
3 páginas
Você sabe o que é plágio?É a reprodução de toda ou parte de uma obra intelectual, de livros ou da Internet, sem autorização ou citação adequada do autor como fonte de pesquisa. Trata-se de violação dos Direitos
Autorais, com implicações cíveis e penais.
No ensino superior, espera-se que os alunos sejam capazes de articular ideias originais a partir da leitura de autores relevantes para sua formação técnica, teórica e profissional. Para isso, é essencial que saibam como utilizar as informações publicadas por estes autores, citando-os literalmente ou parafraseando suas ideias.
Você é avaliado nas produções acadêmicas a partir destes princípios, por isso fique atento às normas de redação de citação e de referências. Sendo assim, configurando-se plágio, será atribuída pontuação zero às atividades.
ATENÇÃO PARA A CITAÇÃO!!
O embasamento teórico de um trabalho acadêmico se constrói diante da leitura dos mais variados textos. Para tal, a utilização das citações é um recurso muito importante, pois indica corretamente a origem da informação, garantindo os créditos do seu autor. As citações apresentam grande importância na comunicação científica e em uma escrita eficaz.
Como utilizar ideias e trechos de outros autores sem violar os direitos autorais?
Quando fazemos menção no texto de determinada informação (citação indireta) ou de trechos literais (citação direta) extraídos de outra obra para esclarecer, exemplificar ou sustentar determinado tema, estamos fazendo uma citação. A resposta é simples: realizando corretamente as citações.
COMO FAZER
CITAÇÃO DIRETA?
Citação Direta:
Quando transcrevemos de forma fiel o trecho de um conteúdo extraído de outra obra, devemos indicar essa ação através do texto entre aspas.
Logo após o nome no autor, devemos indicar ano e página da publicação.
EXEMPLO:
Segundo Leite (2003, p.17), “a logística reversa [...] objetiva tornar possível o retorno de bens ou de seus materiais constituintes ao ciclo produtivo ou de negócios.”
COMO