Dificuldades enfrentadas pela Gestante no Parto Normal
RESUMO
O momento do parto é único, muitas vezes podemos perceber que isso pode ocasionar um desafio para as gestantes, o medo do parto, medo da dor e o medo de morrer, estão presentes nas parturientes. A falta de liberdade de escolha do tipo de parto, e a falta de informação durante o trabalho de parto faz com que a gestante se sinta insegura. Um ambiente tranquilo e com profissionais capacitados a orientar as gestantes nesse momento único faz a diferença no trabalho de parto, a família presente no trabalho de parto, torna a gestante segura e a mesma se sente acolhida ao dar a luz. Modelos anteriores vivenciados pelas gestantes de parto traumáticos fazem com que a mesma somatize para o seu momento de parto uma vivencia dolorosa e até perigosa que poderá colocar em risco a sua vida a do bebe. Um modelo mecanizado do parto cria uma falsa segurança há gestantes, causando ainda mais duvidas no momento do trabalho de parto.
Descritores: parto normal, gestantes, dificuldades.
1 – INTRODUÇÃO
Uma gestação representa um momento único e especial na vida da mulher, a sensação de tornar-se mãe confunde-se muitas vezes com incertezas, medos e inseguranças, em primigestas esse fato ainda é mais preocupante, especialmente ao se pensar no momento do parto. Em muitos casos, a escolha da via de parto é torturante para a gestante que motiva grande discussão clínica. Em geral, a gestante não participa dessa discussão, sendo, quando muito, informada sobre a decisão médica final. Não se leva em consideração sua aceitação ou não em relação à conduta a ser tomada, nem a associação entre a sua aceitação e os resultados perinatais obtidos (TEDESCO, 2004).
O trabalho de parto, apesar de ser um ato fisiológico, na sociedade atual necessita de internação da mulher em uma maternidade, porém dessa maneira a assistência ao parto contribui para que a gestantes fique distante de seus