DIFICULDADE DE ADESÃO AO PRÉ-NATAL PELA POPULAÇÃO MENOS FAVORECIDA
8040 palavras
33 páginas
9UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY
ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE ENFERMAGEM
ANA PAULA VIANA SOARES
EMANUELA FERREIRA VIEIRA
THALITA SANTOS COUTINHO
DIFICULDADE DE ADESÃO AO PRÉ-NATAL PELA POPULAÇÃO MENOS FAVORECIDA
Duque de Caxias
2009
10
Ana Paula Viana Soares
Emanuela Ferreira Vieira
Thalita Santos Coutinho
DIFICULDADE DE ADESÃO AO PRÉ-NATAL PELA POPULAÇÃO MENOS FAVORECIDA
Monografia apresentada à Universidade do
Grande Rio “Prof. José de Souza Herdy”, como parte dos requisitos parciais para a obtenção do grau do curso de Enfermagem.
Orientadora: Profº. Enfª. Zoleide Thomazelli
Duque de Caxias
2009
11
RESUMO
Nosso trabalho de conclusão de curso tem como objetivo identificar se as mulheres gestantes procuram o serviço de saúde para a assistência ao pré-natal, quais os motivos que as mulheres gestantes não comparecem a consulta de pré-natal e conscientização das mulheres como também dos profissionais enfermeiros quanto à relevância do acompanhamento das gestantes durante a assistência ao pré-natal.
Para realização deste trabalho foi realizado uma revisão bibliográfica sobre o tema e a realização de pesquisas de campo a fim de identificar os principais fatores que levam a essa dificuldade de adesão ao pré-natal. Identificando também os problemas que não só acometem a população mais também os profissionais Enfermeiros gerando um baixo índice de mulheres inscritas que comparecem no Programa de Humanização no Pré-Natal.
Palavras-chave: pré-natal, concientização, acompanhamento.
12
ABSTRACT
Our completion of course work aims to identify whether the pregnant women seeking health services for prenatal care, the reasons that pregnant women not to attend pre-natal consultation and awareness of women but also for professionals nurses about the importance of monitoring pregnant women during prenatal care.
For this work was a literature review on the subject and