Diferenças e semelhanças entre o Estilo Românico e o Estilo Gótico
Quando a arquitetura de estilo gótico surgiu na Europa, esta foi considerada como sendo um estilo completamente novo, muito diferente da arquitetura românica que lhe precedeu o que seria mais lógico e natural. Antes pelo contrário, comparados, são estilos arquitetônicos muito diferentes entre si. Pois, enquanto que o estilo românico é maciço, pesado e de linhas simples, com um interior sombrio, o que lhe confere uma atmosfera de segurança e de tranquilidade, muito propícia à submissão e à devoção do crente, o estilo gótico é muito iluminado e ricamente ornamentado, o que transferia para o homem medieval o significado de que a Catedral gótica era mais do que um Templo, pois, esta era também o seu centro social e o seu ponto de encontro com o divino. Na verdade, a Catedral gótica era o próprio coração da sua cidade.
Quanto às forças dinâmicas, os dois estilos também são muito diferentes entre si, uma vez que enquanto que a arquitetura românica se baseia numa força que age de cima para baixo, a arquitetura gótica baseia a sua força exatamente no princípio oposto, ou seja, neste estilo a pressão age de baixo para cima. Pelo que se a estrutura for mal construída, as consequências são para o estilo românico, simplesmente o de ruir, enquanto que para o estilo gótico, as consequências são o de explodir.
Por outro lado, quando comparamos visualmente um templo edificado com o estilo arquitetônico românico com um templo edificado com o estilo arquitetônico gótico, verificamos que estes últimos têm uma maior altura e uma maior graciosidade.
Semelhanças entre o estilo Românico e Gótico Embora os termos românico e gótico, por vezes, refiram-se a obras de arte, na maioria das vezes eles descrevem estilos arquitetônicos da Idade Média. Os dois estilos são muito diferentes na aparência geral, sendo o primeiro