Diferenças entre o conceito de museu e conceito de colecção
Um museu é uma instituição, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público e que adquire, preserva, investiga, difunde e expõe os testemunhos materiais do homem, para educação e proveito da sociedade. Enquanto que uma colecção uma reunião de objectos da mesma natureza escolhidos pela sua beleza, raridade ou preço.
Identificação das diferentes tipologias de museu de acordo com a natureza das suas colecções
-Museu Histórico: museu em que prevalece a relevância histórica da sua colecção.
-Museu de Arte: museu em que a sua colecção é constituída exclusivamente de obras de arte, como: esculturas, pinturas, etc..
-Museu de Ciência: museu onde o propósito é ensino da ciência e de suas formas de raciocínio.
-Museu Biográfico: museu em que a sua colecção pertenceu ou foi produzido por uma só pessoa.
-Museu Comunitário/Ecomuseus: museu com o intuito de preservar a região em que se encontra, o ambiente cultural, social e espacial, mais voltado para a comunidade de onde se encontra, do que para visitantes de fora.
-Museu de Bairro/Cidade: museu em que o seu foque é história e a cultura dessa localidade, um resgate da memória.
-Museu Temático: museu que trabalha apenas uma colecção.
Análise do conceito de museu ao longo do tempo
Os museus tiveram origem quando o homem despertou interesse pelo coleccionismo, que teve origem com a humanidade. Desde a antiguidade remota o homem, por diversas razões, colecciona objectos e lhes atribui valor, seja afectivo, cultural ou simplesmente material. Mas apenas no século XVII se formo a ideia de museu mais ou menos como actualmente o conhecemos deixando de ser passivos acúmulos de objectos para assumirem um papel importante na interpretação cultura e na educação do homem.