Diferenças entre macroeconomia e microeconomia
1 comentário
Sara Viega
Na economia, como em todas as ciências, devemos estabelecer diferentes seções para que na hora de a estudar, seja mais simples e organizado. A primeira divisão que se costuma fazer, é para diferenciar entre microeconomia e macroeconomia. Para que você não tenha nenhum problema em compreendê-las e para te ajudar a estudar economia, em umComo.com.br te explicamos as diferenças entre microeconomia e macroeconomia.
O que é a macroeconomia
A macroeconomia é a parte da economia que se encarrega de estudar o funcionamento econômico em geral, bem como as políticas econômicas que são adotadas em larga escala, por exemplo, em um país. Isto é, engloba a sociedade em seu conjunto funcionando ao mesmo tempo, não de forma independente.
Algumas das variáveis mais usadas são o Produto Interno Bruto, a taxa de desemprego, os níveis de impostos ou a taxa de juros, entre outros.
O que é a microeconomia
A microeconomia é a parte que se encarrega do comportamento de cada ator econômico de forma individual, como podem ser as famílias, as empresas ou os trabalhadores.
Nela se analisa de forma exaustiva leis como a da oferta e demanda, entre os consumidores e os ofertantes, o nível de preços, ou a elasticidade de cada produto. Isto é, o como se chega a um acordo entre as necessidades dos consumidores e das empresas que oferecem os bens e serviços, bem como todas as variáveis "psicológicas" que podem afetar, como a qualidade do produto ou as diferentes necessidades de cada pessoa.
Diferenças entre macroeconomia e microeconomia
Das definições anteriores podemos destacar várias diferenças que nos ajudam a distingui-las:
A macro procura uma perspectiva geral e a micro uma perspectiva individual.
A primeira delas, estuda atores econômicos globais, como um país, e a segunda específicos, como um consumidor.
As variáveis utilizadas são muito diferentes, por exemplo em macroeconomia o PIB observa a produção total