Roldana
Resumo......................................................04
Introdução teórica.................................... 05
Procedimento experimental.....................06
Resultados e discussões............................07
Conclusão..................................................08
Referências................................................09
Objetivo
O objetivo deste relatório é realizar medidas diretas da deformação de duas molas, em paralelo e em série, em função de pesos aplicados a ela e obter os resultados da constante de deformação a partir da lei de HOOKE.
Também será construído uma tabela detalhada de três medidas de deformação em função de pesos aplicados. Após a construção da tabela os dados serão interpretados e assim teremos FORÇA DEFORMANTE X ELONGAÇÃO.
Resumo
A Lei de Hooke é uma lei de física que está relacionada à elasticidade de corpos e também serve para calcular a deformação causada pela força que é exercida sobre um corpo, sendo que tal força é igual ao deslocamento da massa partindo do seu ponto de equilíbrio multiplicada pela constante da mola ou de tal corpo que virá à sofrer tal deformação.
F=K.Δl
Notando que segundo o Sistema Internacional:
F está em newtons
K está em newton/metro
Δl está em metros
Introdução teórica
Duas molas 1 e 2 tem constantes elásticas k1 e k2, respectivamente. Podemos associá-las em série ou em paralelo. Em cada uma dessas associações podemos substituir as duas molas por uma única, que produza o mesmo efeito e que chamamos de mola equivalente de constante elástica k. Independente da configuração da mola, esta possui uma constante de mola K, definida como a inclinação da sua curva força