Diferenças entre compostos orgânicos e inorgânicos
A maioria dos compostos orgânicos são apolares e inorgânicos polares e também, os orgânicos se diferenciam dos inorgânicos por apresentarem átomos de carbono distribuídos em cadeias ou átomos de carbono ligados diretamente a hidrogênio.
Ex :
▪ Ponto de Fusão dos compostos orgânicos
A maioria dos compostos orgânicos sofre fusão geralmente em temperaturas compreendidas entre 50 e 300ºC. Uma substancia orgânica pura geralmente possui um ponto de fusão bem definido, ou seja, a fusão ocorre em uma faixa estrita de temperatura.
Ex :
Açúcar
▪ Ponto de ebulição dos compostos orgânicos
A temperatura de ebulição em compostos orgânicos é influenciada por dois fatores: o tipo de interação intermolecular e o tamanho da molécula.
Quanto maior for o tamanho da molécula, maior será sua temperatura de ebulição.
Ex:
T.E (ºC) : 78,3
Etanol
▪ Ponto de fusão dos compostos inorgânicos
Ex:
Ponto de fusão: 0 °C
▪ Ponto de ebulição dos compostos inorgânicos
Ex:
Ponto de ebulição: 100 °C
▪ Solubilidade
Está relacionada com a dissolução dos compostos orgânicos:
.
▪ Ligação covalente
Ligação covalente é uma ligação química caracterizada pelo compartlhamento de um ou mais pares de eletrões entre átomos, causando uma atração mútua entre eles, que mantêm a molécula resultante unida.
▪ Ligação Iônica
Ligação iônica ou iônica é um tpo de ligação química baseada na atração eletrostátca entre dois íons carregados com cargas opostas.
▪ Encadeamento
Os átomos de carbono têm a propriedade de se unir, formando estruturas denominadas cadeias carbônicas. Essa propriedade é a principal responsável pela existência de milhões de compostos orgânicos. Veja alguns exemplos de cadeias :
▪ Combustibilidade
É a propriedade que um composto tem de se queimar. A maioria das substâncias que sofrem combustão é