Diferença entre xen e vmware
A virtualização de sistema tem início na década de 1970 com os mainframes e sua necessidade de executar sistema legados. Mas por vota de 1980 e 1990 surgiram os computadores pessoais que adotavam uma padronização. E agora o interesse nessa técnica ganha força novamente, mas com foco na segurança, confiabilidade e disponibilidade, custo, adaptabilidade, balanceamento de carga e suporte a aplicações legadas.
Hypervisor
Os gerenciadores de máquinas virtuais podem ser do tipo um ou do tipo dois. Os hypervisors do tipo um, também conhecidos como nativos ou bare metal são executados diretamente sobre o hardware da máquina hospedeira, controlando os dispositivos físicos e gerenciando os sistemas operacionais convidados. Já os hypervisors do tipo dois, ou hospedeiros, são programas como o VMWare Workstation que simplesmente são executados sobre um sistema operacional responsável por gerenciar o hardware da máquina bem como o próprio hypervisor.
Tipos de Virtualização
Os tipos de virtualização suportados pelo Xen são a paravirtualização e virtualização completa. A paravirtualização uma técnica leve e eficiente surgida no Xen e posteriormente adotada por outras plataformas de virtualização.
Virtualização Completa: a virtualização completa tem por objetivo fornecer ao sistema operacional visitante uma réplica do hardware subjacente com uma versão genérica dos drivers e dessa forma, o sistema operacional visitante é executado sem modificações sobre o hypervisor, mas sem aproveitar todo o potencial do hardware disponível.
Paravirtualização: na paravirtualização o hypervisor intercepta as instruções do sistema operacional convidado e se encarrega de executá-las diretamente aproveitando-se dos drivers nativos da própria máquina virtual, o que acarreta em um ganho de desempenho.
VMWare
O VMWare é uma das soluções mais populares de virtualização disponível no mercado. O VMWare fornece ferramentas para virtualização desde ambientes desktop