Virtualizacao de servidores
Diogo Menezes Ferrazani Mattos
GTA/POLI/UFRJ HTTP://www.gta.ufrj.br/
Abstract
Nowadays, the concept of virtualization is being remembered as a possible solution, which has low costs, to provide reliability, isolation and scalability to some systems. Some common uses of virtualization are the server's consolidation and the IT infra-structures virtualization. This paper discuss two types of virtualization: the full system virtualization, shown by the case study of VMWare, and the paravirtualization, shown by Xen.
Resumo
Atualmente o conceito de virtualização tem sido lembrado como uma possível solução de baixo custo para fornecer confiabilidade, isolamento e escalabilidade a alguns sistemas. Algumas utilizações cada vez mais comuns da virtualização são a consolidação de servidores e a virtualização da infra-estrutura de TI. Neste trabalho serão discutidos dois tipos de virtualização: a virtualização completa, representa pelo estudo de caso do VMWare, e a paravirtualização, representada pelo Xen.
1 – Introdução
A virtualização permite que em uma mesma máquina sejam executadas simultaneamente dois ou mais ambientes distintos e isolados. Esse conceito de virtualização remonta aos antigos mainframes, que deviam ser divididos por vários usuários em ambientes de aplicação completamente diferentes. Essa realidade da década de 1970 foi em grande parte superada nos anos de 1980 e 1990, com o surgimento dos computadores pessoais. No entanto, atualmente há uma onda crescente de interesse sobre as técnicas de virtualização. Agora o interesse na virtualização não se atém somente ao fato de permitir o uso de um mesmo sistema por vários usuários concomitantemente, mas os principais interesses são a segurança, confiabilidade e disponibilidade, custo, adaptabilidade, balanceamento de carga e suporte a aplicações legadas.
1.1 – Histórico
Os primeiros computadores que surgiram eram gigantescos e muito caros. No entanto, devido à grande