Diferença entre senso comum e conhecimento ciêntífico
• Sendo comum é a herança cultural, um legado, que tem a finalidade prática de orientar a sobrevivência humana nos mais variados aspectos.
• Conhecimento científico é definido como aquele que resulta da investigação metódica, sistemática da realidade.
Dois exemplos de convicções equivocadas decorrentes da utilização do senso comum e refutadas pela ciência.
1. Na era das navegações, havia a crença que a terra era quadrada, os navegadores não podiam se afastar muito da costa, pois, cairiam no infinito.
2. Era de conhecimento popular que o sol girava em torno da terra, porém, Galileu provou que era o sol o centro do universo (Heliocentrismo).
Questão de múltipla escolha:
A lei da gravidade, elaborada por Isaac Newton, a Lei da conservação da massa, de Lavoisier, popularizada na expressão ?na natureza tudo se cria, tudo se transforma? e a Teoria Heliocêntrica, preconizada por Nicolau Copérnico, evidenciam que características, próprias do pensamento científico?
a) Objetividade e neutralidade.
(i) O métodoantropológico usado por Boas foi o trabalho de campo. Este método consistia na introdução dos antropólogos na sociedade “selvagem” que se pretendia estudar, o que antes era observado de longe (pesquisa degabinete). O objetivo da pesquisa de campo era investigar os costumes culturais daquela sociedade. Sua principal ferramenta era a coleta de dados.
(ii) Para Franz Boas, o relativismo cultural, por ele chamado de axiomático, era a forma de estudar sociedades culturalmente desconhecidascom alteridade, ou seja, compreender a visão do outro com uma valoração na diversidade cultural, e também sem uma visão etnocêntrica, pois ele acreditava que cada sociedade com sua particularidade nãodeixavam de ser melhor e nem pior que a outra, e é justamente essa variedade de formas de viver que torna a vida humana uma riqueza.