Diferença entre processadores
Filipe Garrett
Para o TechTudo
Tweet
6 comentários
Neste artigo, explicaremos as diferenças entre as diversas versões de processadores da Intel, os Core i3, i5 e i7. Este comparativo é válido para os processadores tanto de desktops quanto de notebooks.
Antes de embarcar nas diferenças e qualidades de cada linha, vamos entender dois conceitos: arquitetura e soquete. Arquitetura do processador se refere ao processo de manufatura. Atualmente, estamos na segunda geração dos Core i3, i5 e i7 e todos eles são construídos na arquitetura Sandy Bridge, de 32 nanômetros. Soquete é o encaixe na placa-mãe onde o processador é colocado e este conceito só faz sentido no mundo dos computadores de mesa. Todos os Sandy Bridge oferecem soquete LGA1155. sandy Linha de processadores Intel Core i3, i5 e i7
Sandy Bridge
Conversa de vendedor pode levar você a uma compra infeliz. Por exemplo, dizer que determinado processador é Sandy Bridge só vale como argumento de venda se você estiver comparando o produto com algum processador da AMD. O que não é nosso caso.
Todos os Core i3, i5 e i7 atualmente no mercado são frutos da arquitetura Sandy Bridge. O que estabelece diferenças entre eles são aspectos estruturais e de performance que acabam refletindo nos preços.
Core i3
Intel Core i3 (Foto: Divulgação)
Intel Core i3 (Foto: Divulgação)
São os processadores de entrada, os mais baratos e espartanos da atual linha da Intel. Se você precisa de um computador para atividades cotidianas, que não exijam muito da máquina, talvez eles sejam os ideais. Os clocks da família Sandy Bridge dos Core i3 vão de 2,50 a 3,40 GHz.
Todos os Core i3 possuem 3 MB de Cache em nível 3. Cache é um tipo de memória embutida no processador e que armazena dados frequentemente acessados, poupando esforço e acelerando a comunicação com a memória RAM do sistema.
Entre as principais diferenças entre os irmão maiores estão o número de núcleos: todos os i3 têm