Diferença entre arquitetura risc e cisc
Até o fim da década de 70, as tecnologias ainda não eram muito avançadas como atualmente, as memórias eram muito lentas, assim ler instruções se tornava um processo bem desgastante, e como o processador só podia ler uma instrução de cada vez, era necessário criar instruções que fizessem muitas coisas ao mesmo tempo, assim tendo como resultado instruções complexas, conhecido por CISC. Com o avançar do tempo, as instruções complexas foram deixando de serem usadas, e quando os processadores ganharam aumento de velocidade, acabaram por se perder de vez, dando lugar assim a instruções simples, também chamado de RISC.
Diferenças entre as Arquiteturas CISC e RISC
A arquitetura CISC, do inglês: Complex Instruction Set Computing, e traduzido para o português como Computador com um Conjunto Complexo de Instruções, tem como característica suportar mais instruções, além de instruções mais complexas, mas com isso, quanto maiores e complexas forem, mais lenta fica a execução delas.
Já a arquitetura RISC, que vem do inglês: Reduced Instruction Set Computing, e em português conhecido como Computador com um Conjunto Reduzido de Instruções, tem como sua principal característica suportar menos instruções, assim executando com mais rapidez o conjunto de instruções, já que as mesmas são combinadas.
A principal diferença está praticamente na quantidade de instruções que cada processador possui, e a forma com que ele lida com elas, a arquitetura RISC possui menos instruções e para lidar com instruções mais complexas, as quebra em outras mais simples e assim as executa de forma mais rápida, dessa forma, consumindo menos energia. Já a CISC, diferentemente, contém mais instruções, além destas serem mais implementadas, assim não necessitando tanto fazer como a arquitetura RISC, uma vez que a maioria das instruções já vem implementadas.
Olhando pela performance, os processadores CISC têm algumas desvantagens em relação aos RISC, uma delas é a impossibilidade da alteração de