DIFERENÇA DO COMPORTAMENTO DE COMPRAS ENTRE HOMENS E MULHERES NOS SHOPPINGS DE PORTO ALEGRE

10550 palavras 43 páginas
1 INTRODUÇÃO

Empresas precisam de um setor de vendas com uma grande quantidade de movimento. É mais do que sabido pelos práticos e defendidos pelos teóricos, de que o propósito substancial das organizações é criar e manter clientes satisfeitos. Do contrário, estarão com sérios riscos de saírem do mercado, falirem ou diminuírem substancialmente suas forças.
E este propósito pode ser alcançado pelos mais diversos modos. Estes modos são tão amplos quanto às próprias expectativas que os clientes possuem ao comprar ou experimentar determinados bens e serviços. Por isso cada situação é ímpar em sua significância. Não há uma única e definitiva forma de como melhor relacionar as ofertas, posicionamento e atitudes de uma empresa frente à percepção daqueles que consomem.
Para tal, entender o comportamento do consumidor é de suma importância para o bom funcionamento de qualquer empresa. A busca em aprender o comportamento em nível mais individual possível é producente ao princípio fundamental, segundo Drucker (1973), de que as empresas existem apenas para a satisfação do cliente (DRUCKER, 1973). Qualquer resultado financeiro positivo é apenas um resultado de sucesso deste propósito.
No entanto, cumprir este objetivo não é simples como pode aparentar. Dada a complexidade do comportamento humano, principalmente frente a um mercado com uma infinidade de ofertas, promoções e opções, faz-se necessário o investimento em pesquisas pontuais a fim de entender o perfil do cliente como um todo. Esta pesquisa deve ser elaborada logicamente a fim de entender os mais diversos aspectos que compõe o padrão (ou perfil) de compra. Do mesmo modo é importante perceber as possíveis diferenças que influenciam os gêneros no momento de comprarem. Conhecer os motivos que os impulsionam e os levam a realizar compras imediatas e planejadas pode servir como um diferencial competitivo. É deste modo que uma empresa, entre outros atributos, pode tornar sua relação com o cliente

Relacionados