Diferentes representações e Perfil socioeconômico das desigualdades étnico-raciais regionais de alunos ingressantes da Universidade Federal da Grande Dourados não cotistas no vestibular de 2011.

3069 palavras 13 páginas
Diferentes representações e Perfil socioeconômico das desigualdades étnico-raciais regionais de alunos ingressantes da Universidade Federal da Grande Dourados não cotistas no vestibular de 2011

Resumo

Esse artigo se refere a sistematização e análise do perfil socioeconômico e das representações de acadêmico(a)s ingressantes na UFGD no ano de 2011, ele tem com objetivo demostrar os resultados obtidos nas analises qualitativas e quantitativas realizada com os acadêmicos não cotistas entre os três cursos de maior concorrência
(Medicina, Direito e Administração) e o de menor concorrência (Artes cênicas, Ciências
Sociais e letras) da Universidade Federal da Grande Dourados cursos, há também algumas considerações sobre ações afirmativas no ensino superior.

Introdução

Nos últimos anos, principalmente, após a criação do Programa Nacional dos
Direitos Humanos começam a ocorrer várias discussões a sobre políticas de cotas para negros na educação superior no Brasil. Este assunto tem despertado um debate muito polemico porque essas discussões trazem de forma implícita ou explicita concepções de racismo e discriminação presentes na sociedade brasileira.
A historia sobre resistência negra no Brasil é marcada por vários movimentos A revolta dos malés na Bahia,a instituição da Republica dos Palmares na serra da barriga, que durou até 1699 em Alagoas. Não se pode deixara de citar a Frente Negra
Brasileira ocorrida no início do século XX que influenciou vários grupos do movimento negro contemporâneo de combate ao racismo, oque se nota é que houve muita resistência contra esses movimentos que acabaram sendo taxados como ideologias comunistas pelo restante da sociedade.
No ano de 1968 a ONU (organização das nações unidas) aprovou a Convenção para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial e que se expandiu por mais 157 pais. Dentro desse mesmo contexto a ONU promoveu três conferências a duas primeiras foram realizadas em Genebra(Suíça)

Relacionados

  • Direitos Humanos Diversidade 1
    89128 palavras | 357 páginas
  • Direto Constitucional Esquematizado Pedro Lenza 18 ed
    684525 palavras | 2739 páginas