Diferentes culturas
A Mauritânia é um país situado no noroeste da África Ocidental, na região do deserto do Sahara e lá o padrão de beleza é a obesidade. Uma mulher ser obesa é sinal de status, ou seja, mostra que é uma mulher que não precisa de trabalhar porque o marido é rico. Para se adequar, algumas meninas são mandadas aos 5 anos a campos de engorda, onde consomem uma quantidade exorbitante de calorias. Ser obesa é garantia de casamento. Há também uma explicação "sentimental": quanto maior a mulher, mais espaço ocuparia no coração do amado.
O Irão é um país asiático do Médio Oriente e subdivide-se em 30 províncias. Neste país é usual as mulheres realizam plásticas ao nariz como sinónimo de status social. Por serem obrigadas a andar cobertas da cabeça aos pés ficando à mostra somente as mãos, os pés e o rosto, elas acabam por direcionar os cuidados para o rosto, usando maquilhagens muito carregadas e realizando as tais plásticas ao nariz para aperfeiçoá-lo já que este costuma ser bastante volumoso.
No Japão, esqueça algumas recomendações da sua mãe: coma o macarrão colocando uma extremidade na boca e sugando o resto; tome sopa direto da tigela, sem colher. Coreanos e chineses dividem o mesmo prato central. Tomar a sopa ruidosamente na China é um elogio aos anfitriões. O mesmo vale, nos países árabes, para um arroto após as refeições. Na Índia, Malásia, Egito, Marrocos, Arábia Saudita e Tailândia use, só a mão direita. A esquerda é para a higiene íntima. Na Inglaterra, não "enxugue" o molho com o pão. Ou será confundido com Conan, o Bárbaro. O mesmo pensarão os franceses se você usar palito de dentes.
Se você for para os Estados Unidos, conforme-se com um feroz patrulhamento antitabagista. Cada vez menos é permitido fumar em locais fechados - nem simulando um ataque de abstinência você vai conseguir convencer os severos americanos a deixá-lo dar uma pitadinha. Por isso, sempre peça permissão antes de acender o cigarro. Na Europa, já acontece o contrário: