Diferen A Entre Viol Ncia E Criminalidade
Criminalidade, Crime, em termos jurídicos, é toda conduta, antijurídica, praticada por um ser humano. Crime é um ato que viola uma norma moral.
Num sentido formal, crime é uma violação da lei penal. Violência, é um comportamento que causa dano a outra pessoa. Invade a autonomia, integridade física ou psicológica e mesmo a vida de outro. É o uso excessivo de força. A violência caracteriza-se pela ação corrupta, impaciente e baseada na ira, que convence ou busca convencer o outro, simplesmente o agride.
Fatores que levam a Criminalidade:
Situação de pobreza (miséria), onde as pessoas entram nesse mundo para pagar dívidas e para sobreviver.
Elevado nível de desemprego, normalmente famílias que depende desse emprego ao perder, recorre a atos criminosos para conseguir a superar as dificuldades q a vida lhes traz
Relações familiares conflituosas e crise de valores, o ambiente que as pessoas vivem e os valores que são dados, influenciam no modo de agir, logo, uma pessoa que se envolve em situações de conflito fica mais vulnerável a se envolver na criminalidade.
Relação com amigos ou colegas pouco saudáveis, que são as “más influencias” que alguns jovens exercem sobre outros e o “Bulling” é a principal atitude criminosa praticada pelos jovens.
Fatores de personalidades e motivacionais.
Reportagem:
E olha que a reportagem nem entra no mérito de que naquele país nórdico toda população tem acesso a serviços públicos de qualidade (educação, saúde, cultura etc.) e que lá os direitos humanos são levados a sério pelos governantes.
Acreditar que não há ligação entre a questão social e o número de presos em um país é acreditar que há pessoas mais propensas para o mal. Ou que quem nasce abaixo da linha do Equador é mais malandro ou algo que o valha.
Isso sem falar na questão moral. Insuflada pelos Datenas da vida, boa parte da população acha que mesmo quem cometeu um crime leve tem de amargar longos períodos encarcerados em condições