Unidade De Ensino Superior Dom Bosco
Curso de Engenharia Civil
Relatório Experimental nº 1:
O MOVIMENTO E A TRAJETÓRIA
Prof. Dr. Eden Santos Silva
Milena Ruth Costa Sá
São Luís - MA
2014
INTRODUÇÃO
Diariamente as pessoas estão se movimentando de um local para outro, ou seja, estão se deslocando, mudando de posição em um determinado intervalo de tempo. Por exemplo, um homem que mora no Monte Castelo precisa se deslocar até o centro da cidade para trabalhar, o caminho que ele irá fazer não necessariamente é o mesmo todos os dias, ele tem a opção de ir por diversos caminhos, partindo da sua casa em direção ao Centro, na física estas várias formas de percurso recebem o nome de trajetórias.
Este relatório visa identificar as características do movimento, tais como: posição, deslocamento, trajetória, referencial, repouso e etc. Conhecer alguns instrumentos de medida utilizados em física, tais como dinamômetro tubular, paquímetro, balança digital e conjunto de réguas, bem como realizar medições e diferenciar os tipos de erros presentes em uma cada uma delas.
Experimento 01: O movimento e a trajetória
Material utilizado:
01 folha de papel milimetrado tamanho A4;
01 régua com escala de 300 mm;
01 lápis;
04 pedaços de fita adesiva.
Procedimento Experimental:
Utilizando as fitas adesivas fixa-se o papel milimetrado na bancada, marcando dois pontos, A e B, afastados 30 cm um do outro e acima da diagonal que contém o ponto 0 da folha milimetrada.
Partindo do ponto A, com auxílio do lápis, descreve-se uma curva contínua qualquer até o ponto B, esta curva descrita é denominada de trajetória, ou seja, é o caminho descrito pelo móvel (lápis) que depende do referencial adotado. Sobre esta trajetória fixa-se um ponto C, o qual será unido ao ponto A por um segmento de reta AC, orientado para C. A este segmento de reta orientado () dá-se o nome de deslocamento, uma grandeza vetorial que está relacionada com a diferença entre uma posição final (C)