ED Etica E Cidadania
Estudo Dirigido
Profª. Cátia Roxo
Temas abordados
• Violência tem Cura?
• Desestruturação familiar.
• Desigualdade Social
• Violência
• Criminalidade
• Miséria
• Corrupção
Desestruturação Familiar
A família é a base da sociedade e é a principal responsável para transmitir cultura, valores, compreensão, amor entre seus membros e para um desenvolvimento saudável para os filhos em nível psicológico, emocional e comportamental.
Mas, infelizmente a desestrutura familiar que envolve carência emocional e afetiva, facilita para respostas negativas em muitos laços familiares, envolvendo toda a sociedade.
FATORES QUE FACILITAM O DESVIO DE
CONDUTA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE:
Fatores individuais - tipo de personalidade, genética, déficit intelectual, sentimentos negativos (frustração, depressão e outras perturbações emocionais e afetivas), entre outros. Fatores ambientais - conflito familiar, violência, ausência de afeto (englobando diálogo, falta de limites, compreensão, amor), dificuldades financeiras, educação tanto no aspecto familiar como escolar, entre outros.
Desigualdade social
No mundo em que vivemos percebemos que os indivíduos são diferentes, estas diferenças se baseiam nos seguintes aspectos: coisas materiais, raça, sexo, cultura e outros.
Os aspectos mais simples para constatarmos que os homens são diferentes são: físicos ou sociais. Constatamos isso em nossa sociedade pois nela existem indivíduos que vivem em absoluta miséria e outros que vivem em mansões rodeados de coisas luxuosas e com mesa muito farta todos os dias enquanto outros não sequer o que comer durante o dia.
Miséria
“Cego é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria. Surdo é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão” (Mario Quintana)
Violência
Do Latim VIOLENTIA, “veemência, impetuosidade”, de VIOLENTUS,
“o que age pela força”, relacionada a VIOLARE, “tratar com brutalidade, desonrar,