DIE- resumo completo
Objeto: regulamentar a circulação de capital em âmbito internacional, Ordem Econômica Mundial e Nova Ordem, instituições econômicas internacionais, regulamentações de comércio e outras regras como contratos, tributação e investimento
Características: Votação por peso, voto ponderado baseado no porte de capital; convenção quadro, regulamentação macro e detalhes acordados com o tempo; regras específicas para países sub e em desenvolvimento, havendo dualidade nas normas.
Plano Marchal: EUA se comprometeram a emprestar dinheiro para países no pós II Guerra, a União Soviética se recusou e a maior parte foi a para a Europa Ocidental e a Turquia. A duração do plano foi de 4 anos e houve retomada da produção européia e posteriormente retorno do dinheiro aos EUA. Os países socialistas não tiveram recursos para se reconstruir, foi criada a OTAN para EUA e Europa e o Pacto de Varsóvia para países socialistas.
FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL Regulamentador do sistema monetário, cria normas, faz empréstimos para governos que a princípio tinham o objetivo de estabilizar o déficit na balança de pagamentos. Nasceu com o acordo de Bretton Woods em 1944 e é uma agência especial da ONU. No fim da II Guerra as econômicas eram debilitadas, havia alta inflação e taxas de câmbio instáveis e o padrão ouro foi quebrado por vários países. Na Conferência de Bretton Woods o Keynes propôs o internacional Clearinc Union – Banco Central Mundial e teve idéia rejeitada, enquanto White sugeriu a volta do padrão ouro, paridade monetária com eliminação do controle cambial e flutuação de mais ou menos 1% à moeda, princípios que prevaleceram.
Objetivo: Além de regulamentador, o