Didática magna (comenius)
Neste trabalho iremos abordar a Didática de Comenius que viveu na Europa entre os séculos XVI e XVII. Foi um pedagogo que existiu a frente do seu tempo, suas ideias eram atuais na época uma prova disso é que são utilizadas até hoje, conseguiu enxergar na escola que essa deveria despertar o prazer pelo estudo, pelo conhecimento e também pela vida. Teve uma infância conturbada e o modelo de escola que possuiu foi desestimulante.
Comenius defendia a educação fazendo sempre comparações com a natureza, e que todos deveriam obter direito a ela. Em sua obra fez várias críticas quanto a maneira como a escola estava funcionando, a questão a ser resolvida não estava na instituição, mas sim em alguns princípios que deveriam ser discutidos para melhora ou reformulados. Para Comenius a escola era cansativa, rígida e com conteúdos demasiados. Acreditava que a escola deveria ensinar com delicadeza e suavidade e educar relacionando os conteúdos escolares com o cotidiano.
A Didática Magma entre outros livros do pedagogo foi a obra que mais contribuição trouxe a nossa educação atual, por esse motivo é considerado o pai da Didática Moderna.
O método de Comenius consiste em nove princípios que abordaremos um a um com exemplos para melhor entendimento, relacionaremos também a didática de Comenius com o ensino na atualidade.
A DIDÁTICA MAGNA (1628-1632)
Didática: A palavra didática vem da expressão grega ( techné didaktiké ), que se pode traduzir arte ou técnica de ensinar. A didática é a parte da pedagogia que se ocupa dos métodos e técnicas de ensino, destinados a colocar em prática as diretrizes da teoria pedagógica. Estuda os diferentes processos de ensino e aprendizagem.
Jan Amos Komensky (Comênius) nascido em 1592 em Nivnice, Morávia atual República Tcheca, ficou órfão aos 12 anos e foi educado sem carinho por uma