Dicionário petróleo gás
[pic]
[pic][pic][pic][pic][pic][pic][pic][pic][pic][pic][pic][pic][pic][pic][pic][pic][pic][pic][pic][pic][pic][pic][pic]
[pic]
Abastecimento interruptível: abastecimento sujeito a interrupção a critério da companhia distribuidora ou de acordo com condições estabelecidas em contrato.
[pic]
Abertura de arco: depressão superficial, causada por um arco elétrico, entre um eletrodo de solda ou outro componente no circuito de soldagem e o material da tubulação.
[pic]
ABNT: Associação Brasileira de Normas Técnicas.
[pic]
Abrigo: construção especialmente destinada a receber um ou mais medidores/reguladores ou recipientes de GLP, sejam eles individuais ou coletivos, com seus respectivos complementos.
[pic]
Absorção: processo de separação de misturas em seus componentes, possível graças a absorção mais rápida de alguns desses componentes. Um exemplo é a extração dos componentes mais pesados de gás natural.
[pic]
Aço-carbono: aquele em que não é especificado nem exigido algum conteúdo mínimo de alumínio, boro, cobalto, nióbio, molibdênio, níquel, titânio, tungstênio, vanádio, zircônio ou qualquer outro elemento adicional , para obter um efeito de liga; quando a porcentagem mínima especificada de cobre não excede 0.40% ou quando o conteúdo máximo especificado de qualquer dos seguintes elementos não exceda as porcentagens: manganês 1,65%; sílica 0,60%; cobre 0,60%.
[pic]
Aço-liga: considera-se um aço-liga quando a porcentagem máxima dos elementos de liga que contém, excede um ou mais dos limites seguintes: manganês: 1,65%; sílica: 0,60%; cobre: 0,60%. Ou quando se exige uma porcentagem definida ou uma quantidade mínima de qualquer dos elementos seguintes dentro dos limites da fabricação de aços liga: alumínio, boro, cromo, cobalto, nióbio, molibdênio, níquel, titânio, tungstênio, vanádio, zircônio. Ou quando qualquer outro elemento de liga é adicionado para obter um efeito de liga desejado.
[pic]
AGA: Associação Americana de Gás (American