Dicionário da arquitetura
Componente Curricular: Elementos da História da Arte e Arquitetura
Prof.: Ana Luzia
Atividade Complementar – 2
Aluna: Maria Caroline Medeiros Carvalho
Dicionário de Arquitetura da Grécia e Roma
Ábaco: Laje da cobertura do capitel. Este elemento é geralmente achatado e mais largo que o capitel, pois a sua função principal é servir de base de apoio ao peso exercido pelo elemento superior.
Arquitrave: Viga de sustentação que, em suas extremidades, se apóia em colunas. É uma trave horizontal que serve de apoio as colunas, cuja origem remonta à arquitetura clássica, mas que continuou presente em quase todos os estilos dela derivados.
Cornija: Conjunto de molduras que serve de arremate superior às obras de arquitetura. O elemento arquitetônico cornija é uma faixa horizontal que se destaca da parede, a fim de acentuar as nervuras nela empregadas.
Friso: É a denominação dada em arquitetura para a parte plana do entablamento, entre a cornija e a arquitrave. Este pode ser liso ou receber ornatos. Em construções antigas está presente principalmente nos prédios influenciados pelo estilo Neoclássico.
Fuste: Parte intermediária de uma coluna, entre a base e o capitel. É de certa forma, a própria coluna (elemento vertical de apoio). Constituindo a sua central e maior parte e fazendo a ligação entre a base e o capitel.
Pórtico: Átrio. Portal de entrada de uma casa, cuja cobertura é apoiada em colunas. Em arquitetura, um pórtico é o local coberto à entrada de um edifício, de um templo ou de um palácio.
Voluta:
Ornato em forma de espiral que aparece nos capitéis de colunas clássicas, especialmente nas jônicas.
Coluna Coríntia:
Coluna caracterizada por folhas de acanto no capitel. E suas principais características são os acantos estilizados, com pontas curvadas para fora, com quatro volutas menores nos cantos; mais esguia com aproximadamente 11 vezes o diâmetro; fuste mais delgado do que a