Dicionario de Instrumetação

1576 palavras 7 páginas
Dicionário de Instrumentação 1

Dicionário de Instrumentação
Disciplina: Instrumentação Industrial
Professor: Fernando Bellini
IECAT - FEI - 2002

Este dicionário tem como finalidade estabelecer um padrão de comunicação e termos técnicos utilizados entre usuários de instrumentação industrial. Estabelece o termo técnico em Português, sua tradução para o Inglês (entre parênteses) e uma explicação sobre a significância do termo.

Aferição

Conjunto de operações que estabelece, sob condições específicas, a relação dos valore indicados por um instrumento ou sistema de medição, ou dos valores representados por uma medição material ou de um material de referência com os valores correspondentes de uma grandeza determinada por um padrão de referência.

Amplitude da faixa (span)

Diferença algébrica entre os valores superior e inferior da faixa de operação de um dispositivo qualquer (por exemplo: 0 a 5 bar, amplitude 5 bar; 0 a 200 kgf/cm, amplitude 200 kgf/cm; 0 a 100 C, amplitude 0 a 100 C).

Atuador (actuador)

Ver elemento final de controle

Calibração

Operação que tem por objetivo levar o instrumento de medição a uma condição de desempenho e ausência de erros sistemáticos, adequados ao seu uso.

Condições de referência

Condições de uso para um instrumento de medição estabelecidas para ensaios de desempenho, ou para garantir uma comparação válida entre resultados de medições.

Controlador (controller)

Dispositivo que opera de modo automático, executando uma ou mais ações de comando, de forma a regular uma ou mais variáveis controladas.

Controle automático (automatic control system)
Sistema que opera sem intervenção humana.

Controle bi-estável (on-off control system)
Sistema de controle automático que opera entre duas condições de equilíbrio estável (o elemento de controle assume duas posições apenas: ligado ou desligado, aberto ou fechado).

Correção

Valor que, adicionado algebricamente a um resultado não-corrigido

Relacionados