dicertação
“Os discursos revelam as verdadeiras intenções dos políticos”
A arte de convencer pela palavra é muito antiga. Constantemente, observamos que algumas pessoas destacam-se dos demais devido esse dom tão especial.
Ao analisarmos a historia da humanidade, podemos observar que muitos foram os homens e as mulheres que se destacaram através do poder da persuasão nas mais diversas áreas da atuação, seja no domínio publico ou privado.
Na política não seria diferente uma vez que ela precisa convencer ao seu eleitor que ela precisa daquilo que lhe é mostrado. Cada político tem sua forma e jeito particular de persuadir. Podemos observar isso em época de eleição onde eles utilizam palanques, propagandas eleitorais, a mídia e chegam ao ponto de fazerem a tão conhecida campanha corpo a corpo, quando vão aos bairros mais necessitados do município só para provar que ele é o melhor candidato que é o que o povo precisa.
A política é simples, porem existe políticos que a complicam e decepcionam a moral dela, o Brasil possui 513 deputados federais, centenas de prefeitos e vereadores, governadores, deputados estaduais, senadores e diversos cargos de confiança como secretários e ministros neste sistema político. O certo seria que todos fossem pessoas de bem, honestas, com intenções de melhorar a qualidade de vida de toda a população, que realmente trabalhassem representando o povo que os elegeram, e de maneira responsável e competente administrassem a maquina popular.
O político tem de certa forma a finalidade principal de persuadir o eleitor através de um discurso e argumentos bem analisados e preparados. É através disso que ele mostra que seu ponto de vista está coerente e que é o certo a se fazer.
Enfim é através da arte de persuadir que o homem ao longo do tempo vem demarcando territórios, poderes construindo igualdades e desigualdades, libertando e escravizando. E hoje sem duvida nenhuma aqueles que manipulam essa arma de melhor forma se encontram no tão desejado