Dicas Redação
Ao lado dos elementos temáticos cujas relações textuais asseguram a coesão do texto, alinham-se os elementos estruturais, ou seja, aqueles que mais especificamente determinam o modo de organização do texto. Dessa forma, o texto depende de uma estruturação formal e funcional que vai nos levar à sua estrutura. Na interação entre todos os elementos do texto, que não é um complexo aleatório de unidades, veremos sua literalidade.
As unidades lingüísticas que integram o texto distribuem-se por diversos níveis de estrutura: fonológico, morfológico, sintático e semântico. Segundo Halliday é este nível de estruturação do texto que lhe permite ter textura (texture).A estrutura é, ao mesmo tempo, um conjunto, as partes desse conjunto e as relações que ligam essas partes. Genouvier e Peytard definem a estrutura lingüística como :” o conjunto das formas e dos procedimentos , utilizados por uma língua para exprimir uma significação. Nesse sentido, todas as línguas possuem uma gramática, uma organização interna, uma estrutura imanente, mesmo que não tenham nunca sido descritas “. (Lingüística e ensino do português,187)
No nível sintático, as estruturas fixam relações ou de equivalência ou de hierarquia, ou seja, coordenação e subordinação. A relação de equivalência (coordenação) existe quando as orações são semanticamente análogas, ou como afirma Boer , “Só há coordenação se as expressões que se sucedem nas frases formarem um todo, uma unidade de pensamento.” Ainda na faixa específica da sintaxe, os termos se articulam num processo hierárquico de funções e valores - o processo da subordinação.
Assim, convém lembrar a classificação da estrutura organizacional do texto em estrutura compacta e estrutura difusa, já utilizada por Chafe.
O texto de estrutura compacta oferece condições de leitura