DICAS REDA O ENEM
Fiquei com nota 940. Esqueci o título, cometi uns três erros ortográficos, o conjunto de palavras mais difícil que utilizei foi "responsabilidade compartilhada" e não fiz referência a fatos históricos, datas, acontecimentos atuais e/ou passados e nem nada disso.
A minha redação foi de LONGE, de muito longe, SUPER BÁSICA E COMUM. E eu alcancei a nota 940. Como fiz isso? Utilizando as recomendações do meu professor no cursinho.
Primeiramente não estou me gabando com a minha nota. Aliás, tenho plena consciência de que se eu possuísse mais conhecimentos, tivesse lembrado do título e evitado os erros ortográficos, minha nota poderia ser pelo menos de 10 a 20 pontos maior. Mas não é isso que venho discutir. Venho aqui para dar as dicas que o meu professor passou e que foram fundamentais para a minha nota que foi ótima se pensarmos na redação super básica e comum que redigi.
Na minha primeira aula de redação com esse professor ele perguntou quem na sala havia alcançado nota entre 800 e 900 no ENEM. Após as mãos serem erguidas, ouvimos um sonoro "se vocês tiveram a capacidade de tirar 800, foi por bobagem que não chegaram acima de 900". Ele estava completamente certo.
A minha evolução de nota desde o primeiro colegial foi: 720, 840 e 860. Fui para o cursinho e milagrosamente recebi 940 nesse ENEM.
O meu professor já foi corretor de redações do ENEM por muitos anos. Hoje ele "chefia" os corretores do estado de SP (se não me engano, é algo assim). Portanto ele sabe o que está falando.
O que ele disse foi: quem tem a capacidade de receber nota 800, alterando um pouco a estrutura do texto, chega aos 900 com certeza. Dali para frente é só saber argumentar e escrevem bem. Lógico que referências a fatos e etc ajudam. Mas é possível alcançar a nota máxima sem fazer um texto "à la Freud".
Portanto venho aqui compartilhar as preciosas diquinhas dadas pelo meu professor que fizeram a minha redação reba e pautada no nervosismo receber uma nota que,