Dicas para o mercado de Trabalho
I. Curiosidade
O cenário, como troca de chefia, de produto principal, demanda por outros resultados. Um aspecto importante no mercado de trabalho é a curiosidade pelo novo e nenhuma resistência a mudanças do seu cotidiano no emprego. Mesmo que o momento exija abandonar um projeto que esteja dando certo.
II. Ansiedade
Componente que precisa ser dosado. Quando controlada, a ansiedade se transforma em produtividade, garra e resultados. Em excesso, no entanto, causa tensão e desgaste. Profissionais ansiosos cobram de si e da equipe mais do que podem fazer num determinado espaço de tempo.
III. Liderança
Muito ligada à forma com que o profissional mantém a equipe focada e motivada, essa competência exige capacidade de resolver problemas de maneira racional e justa. Ainda que sejam questões espinhosas, como demitir um, funcionário. O bom líder sabe identificar os talentos das pessoas à sua volta, reconhecer bons trabalhos e contribuir para a suspensão de performances ruins.
IV. Independência
Característica de quem sabe atuar com autonomia. Profissionais que não tem ou não tiveram, a quem recorrer na hora de encarar os abacaxis tende a desenvolver a independência “É o tipo a quem você diz os objetivos e ele entrega os resultados”.
V. Criatividade
Como um modismo, muito se fala sobre essa competência, mas, na pratica ela é valorizada. As empresas estão mais preocupadas e interessadas em resultados do que em idéias. È como se a criatividade fosse o oposto da praticidade. “Ainda há resistência com os criativos, embora o perfil das vagas essa competência sempre esteja lá”.
VI. Relacionamento
Envolve todas as competências descritas acima. Mais: traduz-se na habilidade de conviver de maneira harmoniosa no ambiente de trabalho profissional. Para ter essa capacidade, é preciso observar a cultura da empresa, entender a hierarquia além do que está exposto no organograma, ler nas entrelinhas do