DICAS PARA SER ESPERTO
Dizemos “ativar” porque as pessoas, dentro da extensa faixa da normalidade, têm inteligência em potencialidade, dependendo dos estímulos adequados para que ela se manifeste. Ninguém nasce inteligente. A inteligência não é inata. A pessoa nasce com o potencial de ser inteligente, mas não nasce inteligente. Nasce com instintos, que são comportamentos não aprendidos, mas não nasce inteligente. A estimulação dos sentidos e instintos gera inteligência. Assim como o organismo constrói a si mesmo, a inteligência também pode ser usada para desenvolver a inteligência. Ser inteligente é uma postura mental e física, pois assim como a mente influencia o corpo, este também influencia a mente. Decida agora que vai ser inteligente. Ativar e desenvolver a inteligência constitui um dos melhores exercícios para o cérebro. A função faz o órgão e esses exercícios contribuem para prevenir doenças do cérebro.
A Natureza dotou-nos a todos com potencial de sermos inteligentes para atingir Seu principal objetivo que é a preservação da espécie, e nós podemos usar o sistema d’ Ela para atingir nossos próprios objetivos de ser ou de ter. A Emotologia ensina como fazer isso. A vida amaldiçoa quem perde as oportunidades que ela dá.
1ª dica: Em primeiro lugar, é preciso aceitar e estar convicto de que a inteligência se aprende, se desenvolve e não é um dom especial concedido a uns poucos. Pensar e acreditar que a inteligência é só para alguns constitui um bloqueio desastroso. A inteligência é uma função do organismo, com destaque para o cérebro, para a preservação da espécie, por isso mesmo precisamos aprender a mobilizar o Sistema de Autopreservação e Preservação da Espécie (SAPE), emotizando (revestindo de emoções) aquilo que se deseja conseguir. Essa é a inteligência natural existente em todos os seres. A inteligência racional já é uma condição que tem origem remota no SAPE e é uma etapa na evolução de nossa espécie o Homo sapiens. A