Dicas para resenha
A importância do Discipulado na Igreja Local
Data da Entrega: 03/07/2013.
1. 1
Descreva as informações básicas da matéria a ser resenhada.
Nessa parte, é importante que você apresente ao leitor os dados essenciais da obra em questão, tais como autor, título completo, ano e cidade de publicação, por exemplo.
Para que o texto fique melhor ainda, fale um pouco do histórico biográfico do autor e compare a obra com outras da mesma linha de pensamento.
2. 2
Faça um breve resumo da ideia principal da obra, fale das partes que julgar mais importante ou a que for mais impactante.
Não se estenda muito para sua resenha não se tornar um resumo. Entretanto, não deixe de contar se a obra é dividida em capítulos e qual foi o objetivo do autor ao fazê-la.
3. 3
Avalie criticamente a obra, de preferência explique a teoria. Você poderá se valer também de suas experiências pessoais. Mostre uma opinião formada e séria, não escreva sobre “achismos”. Tenha convicção e comprovação do que está sendo dito.
Mostre qual a relevância da obra, principalmente o porquê dela ser resenhada. Não se esqueça de dar um título para sua resenha – que não precisa ser o mesmo do texto
Evite erros de raciocínio e de língua portuguesa.
Use gramáticas e dicionários sempre que tiver alguma dúvida.
Não copie textos de outras pessoas sem citá-las corretamente. A omissão de fontes pode ser considerada plágio, o que é crime segundo a Lei 9.610.
Nunca é demais lembrar que qualquer texto (de uma frase a um parágrafo) comporta três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Dúvidas prof.ehlis@hotmail.com
Resenhar uma obra qualquer nada mais é que fazer uma espécie de resumo crítico. Diferente de uma sinopse, na qual se predomina a descrição, em uma resenha você poderá se expressar, julgar, avaliar, comparar e inserir comentários pessoais.
A técnica para se