Dicas para lan house
Deixo aqui algumas dicas e notas para quem tem lan house ou cyber café.
Mostro algumas coisas do ponto de vista de um usuário avançado, mas um usuário que precisa usar certas coisas e encontra dificuldades devido os bloqueios aplicados desesperadamente por muitos más-administradores por aí. Se este não é o seu caso, ótimo, leia isso então e use as dicas que puderem servir para melhorar seu estabelecimento!
- Disquetes e CDs. Se não em todas, deixe algumas máquinas liberadas para isso.
Volta e meia os Usuários precisam ler, enviar, anexar, ou salvar coisas em disquetes (e eventualmente, em CDs). Deixar poucas máquinas pode atrapalhar se a demanda for grande. Alguns adotam um sistema diferente: apenas o servidor tem os drives, compartilhados na rede e acessíveis livremente de qualquer máquina. Basta duas pessoas quererem usar o disquete ao mesmo tempo que vira um tal de tira-disquete, coloca-disquete. O operador se cansa e os usuários perdem tempo - tempo que estão pagando para usar.
- Pastas do computador. É muito mais cômodo baixar ou salvar coisas na área de trabalho, compactar e depois passar para o disquete. A mesma coisa ao anexar arquivos de um disquete, copiar para a área de trabalho fica mais prático e rápido. Bloquear o acesso às pastas do computador prejudica alguns usuários. Deixe o Windows Explorer livre, no entanto, use o Windows 2000 ou XP com conta de usuário limitada, e a unidade formatada em NTFS. O usuário poderá salvar e apagar coisas na área de trabalho e na pasta “Meus documentos”, mas não poderá alterar nem apagar nada nas outras pastas do computador. Basta de tempos em tempos dar uma geral uma vez por mês, por exemplo, e limpar tudo dos documentos e do desktop.
- Histórico. Os usuários querem e devem ter direito à privacidade.
Bloquear as Opções da Internet no Internet Explorer impede que se limpe o histórico, o que não é nada agradável. Nunca se sabe quem vai usar o