Dicas para controlar a área comercial de sua agência de publicidade
A área comercial de uma agência é bem diferente de uma empresa que oferece produtos e serviços. Veja umas dicas para torná-la mais efetiva.
Controlar a venda de serviços nem sempre é tão fácil quanto parece. Clientes diferentes apresentam necessidades diferentes e, muitas vezes, um serviço engloba vários sub-serviços.
Em uma agência de publicidade isso acontece frequentemente: muitos são os tipos de serviços e muitas são as oportunidades que podem ser desenvolvidas em cada cliente.
Pensemos em uma grande empresa, por exemplo. Ela pode demandar serviços off-line: como spots para a TV, espaço em revistas, outdoors,busdoors, animações para mídia interna (elevadores e etc.), bem como serviços online: como banners, websites, campanhas de links patrocinados e outros serviços.
No meio disso tudo, controlar os processos comerciais se torna bem difícil, uma vez que dentro de um mesmo clientes as oportunidades são, muitas vezes, intermináveis.
No exemplo acima, enquanto um vendedor pode ter fechado o novo website da empresa, ele pode detectar uma oportunidade de criar campanhas em uma grande revista do setor.
Assim, enquanto em um serviço ele está em fase de fechamento, no outro ele está prospectando. Até porque, na grande maioria das vezes, os responsáveis pelas decisões dentro da empresa são diferentes.
Outro fator impeditivo são os contratos. Determinadas áreas como o marketing direto, já são contratadas diretamente de outra empresa, uma vez que são regidas por contratos anuais.
Esse é apenas um pequeno exemplo demonstrativo de como a equipe de atendimento da agência sofre para desenvolver oportunidades dentro de negócios.
Dito isso, qual você acredita ser a saída de sua empresa para esses problemas? Abaixo, selecionamos algumas dicas práticas para que as agências tenham mais aproveitamento de suas oportunidades de negócios.
Como uma agência pode aproveitar melhor as oportunidades comerciais.
#1. Mapeie