Parque Ecológico Águas Claras
A vegetação exuberante do Parque Ecológico Água Claras é um convite para um final de semana agradável em contato com a natureza. O parque chega a atrair cerca de quatro mil visitantes que buscam praticar esportes nos bosques e área de contemplação de córregos e nascentes. Além dos parquinhos, as crianças vão adorar os patos que vivem nos dois lagos formados por pequenos riachos protegidos pela mata ciliar. Na Lagoa dos Patos, o passeio tranquilo das aves contrasta com a paisagem urbana, cercada de prédios, ao fundo.
Nos 86 hectares do parque são encontradas capivaras, gansos, tucanos e bem-te-vis que vivem por entre os ipês, ingás e muitas outras árvores frutíferas, que foram plantadas por antigos chacareiros que ali habitavam antes da implantação do parque. O parque conta com equipamentos de esporte como barras paralelas, campo de futebol de areia, coopervia, ciclovia, circuito inteligente e Ponto de Encontro Comunitário (PEC). Funciona também na área, um destacamento da Companhia de Polícia Militar Ambiental, que colabora com a segurança da unidade de conservação.
Localização – Avenida Castanheiras, Centro, Águas Claras. Situado atrás da Residência Oficial, entre as quadras 301, 104, 105 e 106, próximo à Estação do Metrô: Águas Claras.
O que encontrar – Trilha com 6 km, 2 parquinhos, 3 quadras poliesportivas, 2 quadras de areia, 3 Pontos de Encontro Comunitário (PEC), dois lagos, churrasqueiras, quiosques (venda de água de coco e lanches), banheiros públicos, bebedouros, vaporizador, sede da Polícia Ambiental e do Grupo de Escoteiros Ave Branca.
Funcionamento – 6h às 22h.
Tamanho – 86 hectares.
História – Inaugurado 6 de abril de 2000, o parque foi criado por Lei Complementar nº 287, no intuito de proteger o acervo genético da flora e da fauna nativas da região, áreas de nascente e recargas de aqüíferos, proporcionando a realização de atividades voltadas para a educação ambiental, cultural e de lazer, visando ao