dicas importantes
Os piolhos estão espalhados por todo o mundo. Podem incomodar, mas não são perigosos. A propagação faz-se em regra, directamente de cabeça para cabeça. O aparecimento de piolhos na cabeça não é – contrariamente ao que se diz – resultado de falta de higiene. A lavagem diária do cabelo não protege contra um aparecimento destes parasitas. E este não deve ser escondido, quaisquer que sejam as circunstâncias. Os piolhos só podem ser realmente eliminados se houver colaboração.
Como reconhecer os piolhos?
Os piolhos são difíceis de ver. São pequenos insectos parasitas (como um grão de sésamo). Agarram-se aos cabelos e tomam a cor do cabelo. Provocam grande comichão na cabeça e obrigam as pessoas a coçarem-se constantemente. Põem ovos junto à raiz dos cabelos (as chamadas lêndeas). Parecem caspa, mas estão muito pegadas aos cabelos, o contrário da caspa, é difícil tirá-las e não desaparecem com um champô normal. As lêndeas encontram-se mais frequentemente nos cabelos junto das têmporas, atrás das orelhas e na nuca.
Basta uma única lêndea para indicar uma camada de piolhos; a cabeça tem de ser obrigatoriamente tratada com champô próprio para o efeito.
Verifique a cabeça do seu filho frequentemente e trate-o o mais rápido possível, só assim poderá controlar a situação.
Noções básicas de costura e costura criativa
Alguma vez ao vestir uma peça de roupa com botões o mesmo caiu ou já não estava lá?
E aquelas calças que comprou e necessitam da bainha feita?
E aquela vontade de aprender a coser à máquina?
Pensando nisto, oferecemos algumas dicas para que possa, você mesma, possa:
Cortar e manusear tecidos; Fazer bainhas; Pregar botões e as respectivas casas;
Experimentar vários pontos;
Aprender a utilizar a máquina de costura;
sites recomendados:
http://www.abba.org.br/arquivos/projeto_ester/Nocoes%20basicas%20de%20Costura.pdf