Dica De Seguran A Junho 2015 1
ELABORE E CUMPRA A APR - Análise Preliminar de Risco antes de cada tarefa.
A Análise Preliminar de Risco – APR é uma técnica para identificação de riscos relacionados com o desenvolvimento de uma atividade. Seu objetivo é provocar o encontro dos envolvidos na atividade, a fim de discutir e identificar quais perigos potencias a atividade pode oferecer a eles e áreas ao seu entorno, como também determinar quais serão as medidas de controle a serem aplicadas para que o condição insegura deixe de existir e acidentes sejam evitados.
Dicas importantes:
• Para elaborar uma APR eficiente, devem ser observados e relatados todas as etapas da tarefa, assim sendo possível associar os perigos a ela e suas respectivas medidas de controle.
• O processo de melhoria da APR deve ser contínuo. Sempre que forem observados novos perigos no ambiente, os mesmos devem ser inclusos na APR e toda equipe envolvida deve ser novamente treinada na APR.
• Assegure que todos os empregados envolvidos tenham o pleno conhecimento do conteúdo da
APR e seu entendimento. O formulário deve ser totalmente preenchido e conter a assinatura de todos os envolvidos na atividade.
Lembre-se:
• A validade da APR é restrita à atividade que a originou, troca de turno, mudança climática, novos integrantes da equipe, geram a necessidade de se refazer e/ou revalida-la.
• É proibido utilizar a APR em outra área ou atividade que não seja a de sua origem. A APR deve sempre estar disponível no local da atividade para consulta.
• As APRs concluídas devem ser finalizadas e arquivadas por um período de um ano no setor emitente. • Caso exista dúvida sobre a atividade e/ou quais medidas a serem adotadas para prevenir ocorrências, a frente de serviço deve PARAR e pedir ajuda ao SESMT e Chefia Imediata.
“As estatísticas de Escola de reciclagem de segurança indicam que 16% dos colaboradores da empresa descumprem o mandamento n° 3.”