PRATICA
SILAS, (qualificação e endereço completo), por seu advogado infra-assinado, com procuração em anexo e endereço à Rua ..., onde receberá notificações, intimações e demais correspondências, vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, nos termos do artigo 914 e seguintes do Código de Processo Civil, propor: AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS
Pelo rito especial, em face de ALCEBIADES, (qualificação e endereço completo), pelos fatos e fundamentos a seguir delineados:
1 – DOS FATOS
Ocorre que, o Autor decidiu, por questões particulares, ausentar-se do país pelo período de um ano e, nesse ínterim, constituiu o Réu como seu bastante procurador, com poderes gerais para representa-lo nos atos da vida civil.
A procuração foi outorgada pelo mesmo prazo e, passado esse tempo, o Autor de volta ao país, procurou o Réu para se inteirar das novidades. Este, muito solicito, disse que não havia sido necessário utilizar o mandato e disse ao Autor que ficasse tranquilo, pois nada havia ocorrido.
Contudo, dirigindo-se ao Banco em que mantinha conta corrente, o Autor percebeu que seu saldo estava devedor em R$ 100.000,00 (cem mil reais), pois a conta havia sido movimentada pelo Réu, com uso da procuração.
Buscando explicações, o Autor novamente procurou o Réu, mas este vem se esquivando de dar qualquer demonstração das despesas pagas no período.
Insta revelar que o saldo credor anterior à viagem do Autor era de R$ 20.000,00 (vinte mil reais).
2 – DOS FUNDAMENTOS
Por se tratar de uma relação de prestação de contas, cumpre anotar que esta ação visa à necessidade de intervenção judicial para ter conhecimento sobre os créditos e os débitos relativos a essa relação.
E conforme dispõe o art. 917 do CPC atender à necessidade de intervenção judicial para ter conhecimento sobre os créditos e os débitos relativos à certa relação