diarreia epidemica em suino
Introdução. Também conhecida como PEDv, sigla do nome em inglês Porcine Epidemic Diarrhea Virus.
Foi descoberta em 1971 na Uniao Europeia a Diarréia Epidemica Suina (PEDv) se espalhou pela Europa e Ásia nos anos seguintes e detectada pela primeira vez nos Estados Unidos (maio - 2013). Seis meses após o primeiro caso, já eram 1.069 casos positivos em 19 estados norte-americanos. Um ano após a descoberta do surto, o vírus está presente em 25 estados do país e também em outros países do continente, como Colombia, Canadá, México e Peru. Hoje, seu maior problema é na Asia, com grandes perdas economicas.
O vírus nos Estados Unidos parece ser um pouco diferente dos vírus diagnosticados nos outros países e está sendo chamado de Vírus da PEDv americano (US PEDv). No Brasil, não há evidencias da ocorrência da PEDv até o presente momento e os especialistas discutem solucoes para impedir a entrada do mesmo.
A PEDv possui caracteristicas epidemicas e gera preoculpacao nos produtores por sua alta taxa de mortalidade que pode atingir de 80% a 100% da populacao infectada e menos de 2 semanas de idade.
Em 20 de setembro de 2013 foram 1,3 m ilhoes de animais mortos.
Caracteristicas e sintomas
A doenca é causada por um virus chamado de Corona Virus. Este vírus da PEDv é um vírus envelopado tendo um RNA de fita simples, pertence ao gênero Coronavirus e à família Coronaviridae .
Replica nas celulas epiteliais do intestino delgado e infecta os enterócitos. resultando em atrofia das vilosidades, diarreia aquosa, vômitos e anorexia dos suínos acometidos .
O aparecimento dos sinais é rápido.
Os animais apresentam os sinais 22 a 36 horas após a infecção, tendo um periodo de incubacao de 1à 2 dia e eliminacao das fezes é de 7 à 11 dias. A enfermidade causa 100% de mortalidade nos leitões lactantes acometidos durante 4 a 5 semanas após a infecção. Depois dessa fase, o plantel cria uma resposta imune e as matrizes