Diamagnatismo

736 palavras 3 páginas
ÍNDICE

1 DIAMAGNETISMO

O movimento dos elétrons produzem campos magnéticos. Quando um campo magnético externo é aplicado a um material, esses circuitos de corrente tenderá a alinhar-se de tal forma a se opor ao campo aplicado. Isto pode ser visto como uma versão atômica da lei de Lenz. Indução de campos magnéticos tende a se opor a mudança que os criou. Todos os materiais são inerentemente diamagnéticos. Diamagnetismo, portanto, é o comportamento magnético residual quando os materiais não são nem paramagnéticos nem ferromagnéticos.
A água é uma substância diamagnética. Como grande parte da massa corpórea de um ser vivo é de água, um campo magnético muito intenso pode ser capaz de provocar levitação.
Toda matéria tem propriedades magnéticas e, em alguns casos é fácil de verificar, exemplo: um imã atrai objetos de ferro. Mas em muitas substâncias o efeito magnético é tão fraco que é difícil de observar, só se tivermos um ímã poderoso que poderá revelar esta propriedade.
Em geral, o diamagnetismo corresponde à resposta magnética mais fraca de um sistema e é caracterizado por sua susceptibilidade (propenso) negativa, da ordem de 10 elevado a menos 5.
O diamagnetismo é análogo ao efeito campos induzido na eletrostática. Uma pequena quantidade de material descarregado, pedaços de papel, por exemplo, é atraído por uma barra carregada, qualquer que seja sua polaridade. Isso acontece porque, mesmo as moléculas de papel não possuírem momentos de dipolos elétricos permanentes, adquirem momentos de dipolos induzidos por ação de um campo elétrico.

(Figura 1)

Nos diamagneticos os átomos não possuem momentos de dipolo magnético permanentes, ou seja, possuem as camadas eletrônicas completas, mas adquirem momentos de dipolos induzidos quando colocados na presença de um polo magnético externo. A explicação clássica deste fenômeno vem da lei Lez,por

Relacionados