Dialética
No presente trabalho serão mostradas as diferentes perspectivas do que vem a ser a dialética e o que ela nos proporciona, buscando por meio desta, o conhecimento e a verdade. A dialética é a arte do diálogo, da contraposição de ideias que leva a outras ideias, é como se fosse um debate. O conceito de dialética é utilizado por diferentes filósofos e, de acordo com cada um, assume um significado diferente. Atualmente ela é considerada como o modo de pensarmos e compreendermos a realidade, as suas contradições e transformações.
Dialética
Heráclito
Para Heráclito, os seres e o mundo não têm estabilidade alguma, estão em constante movimento, modificando-se. Assim, tudo o que temos são opiniões sobre o mundo e, para não errar constantemente, devemos observar o processo de transformação das coisas, que é a chamada dialética.
Sócrates
O método de Sócrates é dividido em duas partes; na primeira, feita a pergunta, ele procura mostrar que há sempre opiniões subjetivas e não a definição buscada da resposta. Na segunda parte, ele sugere caminhos para que sejamos capazes de encontrar a resposta procurada por nós mesmos Com a finalidade de discernir as respostas, Sócrates busca a verdade através do diálogo. Assim, somos convencidos do bem que o homem pode ter pela purificação da alma, aprendendo a filosofar e se cuidar.
Platão
Para Platão a dialética é o único caminho que leva ao verdadeiro conhecimento. Pois a partir do método dialético de perguntas e respostas é possível iniciar o processo de busca da verdade. Platão fala da existência de dois mundos: o mundo sensível e o mundo das idéias. Sendo o segundo alcançado apenas através da dialética, da investigação de conceitos.
Hegel
Para Hegel, a dialética se dá de três formas, primeiro existe a TESE, que é a ideia, gerando uma ANTÍTESE, que se contrapõe à TESE, surgindo assim a SÍNTESE, que é a superação das anteriores. Hegel aplicava esse raciocínio à realidade e aos