Diagramas de Movimentos
O circuito pneumático é projetado mediante a seqüência de acionamento dos pistões que podem ser especificadas na forma de gráfico trajeto-passo, gráfico trajeto-tempo, ou letras com os sinais + (avançar) ou - (retornar).
Diagrama trajeto-passo
Neste caso se representa a seqüência de movimentos dos elementos de trabalho, levando-se ao diagrama os movimentos e as condições operacionais de cada um deles. Isto é feito através de duas coordenadas: uma representa o trajeto dos elementos de trabalho (avanço ou recuo), e a outra o passo (diagrama trajeto-passo).
Se existem diversos elementos de trabalho para um comando, estes serão representados da mesma forma e desenhados uns sob os outros. A ocorrência através de passos.
Do primeiro passo até o passo 2 a haste de cilindro avança da posição final traseira para a posição final dianteira, sendo que esta é alcançada no passo 2. A partir do passo 4, a haste do cilindro retorna e alcança a posição final traseira no passo 5.
Diagrama trajeto e tempo
Neste diagrama, o trajeto de uma unidade construtiva é desenhado em função do tempo, contrariamente ao diagrama trajeto-passo.
Neste caso o tempo é desenhado e representa a união cronológica na seqüência, entre as distintas unidades.
Para representação gráfica, vale aproximadamente o mesmo que para o diagrama trajeto-passo, cuja relação está clara através das linhas de união (linha dos passos), sendo que as distâncias entre elas correspondem ao respectivo período de duração do trajeto na escala de tempo escolhida.
Enquanto o diagrama trajeto-passo oferece uma melhor visão das trajetórias, e suas correlações, no diagrama trajeto-tempo pode-se representar com mais clareza as diferentes velocidades de trabalho.
Diagrama de comando
No diagrama de comando, anotam-se os estados de comutação dos elementos de entrada de sinais e dos elementos de processamento de sinais, sobre os passos, não considerando os tempos de comutação, por exemplo, o estado das