Diagrama de rede
INTRODUÇÃO WIRELESS
O principal objetivo desse trabalho é mostrar as diferentes formas de utilização da rede sem fio (Wi-Fi). Mostraremos de uma maneira resumida a aplicação das redes sem fio, seu custo de implementação e funcionamento em geral.
POR QUE USAR WIRELESS
As redes wireless surgiram como uma solução alternativa às redes convencionais (cabeadas) onde não é possível instalar o cabeamento convencional, Access point a Internet em locais públicos, como hotspots Wi-Fi, ou em uma rede residencial onde se usa vários periféricos como notebooks, celulares, vídeo games com acesso wireless, onde não é viável o cabeamento para todos esses periféricos.
Atualmente as pessoas estão optando pelas redes sem fio devido a fácil instalação, deixando assim de optar por uma rede cabeada devido ao seu alto custo na compra de cabos e pelo elevado preço da mão de obra especializada para deixar um prédio ou uma simples casa devidamente preparada para o uso de uma rede cabeada. Mas as redes sem fio também tem seus pontos negativos, pois quando vamos implementar uma rede sem fio, devemos cuidar com a distância do sinal, as interferências e a perda de velocidade.
O tipo de rede sem fio mais utilizado atualmente é o 802.11g. Tem uma velocidade de máxima de 54 Mbps, com um alcance máximo operacional de 100 metros em ambiente fechado e 180 metros em uma área aberta.
A 802.11g opera na faixa de frequência de 2.4GHz, que pode causar problemas com telefones sem fio e fornos micro-ondas e até dispositivos como mouses sem fio que trabalham na mesma frequência de 2.4 GHz, também tem os mesmos inconvenientes do padrão 802.11b (incompatibilidades com dispositivos de diferentes fabricantes). As vantagens também são as velocidades alcançadas, usa autenticação WEP estática já aceitando outros tipos de autenticação como WPA (Wireless Protect Access) com criptografia dinâmica (método de criptografia TKIP e AES).
Demonstraremos como exemplo de uma rede wireless doméstica que fiz em